MIGRAFRON

O Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (MIGRAFRON) é fruto de articulações desenvolvidas através de pesquisadores do Mestrado de Estudos Fronteiriços e da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Surge, ainda, como inciativa das Cátedras Sérgio Vieira de Mello da UFMS e da UFGD, lhe dando maior ênfase às possibilidades de inserção social e busca por conectividades e soluções criativas nas diversas esferas em que a questão migratória é pautada.

O MIGRAFRON visa aprofundar o conhecimento teórico, metodológico e empírico a respeito das configurações e das especificidades que os processos migratórios internacionais produzem nos espaços fronteiriços. A junção das categorias fronteira e migração internacional é seu principal conteúdo conceitual, dada, principalmente, pelas singularidades que esse espaço possui e pelos diversos desdobramentos que esse fluxo produz ali.

O objetivo principal deste Observatório é conhecer e analisar as transformações nos processos migratórios internacionais em espaço fronteiriço, considerando as diversificadas modalidades migratórias. Nesse sentido, as formas como as variadas tipologias são verificadas nesse ambiente, as respostas políticas e jurídicas, as reações e acomodações das sociedades fronteiriças, devem estar presentes nas leituras sobre as dinâmicas que esse processo produz. As transformações sociais, políticas, econômicas, urbanas, demográficas e de diferentes grupos migratórios em distintas fronteiras são objetos de nossas análises.

Trabalhando com equipe interinstitucional e interdisciplinar, composto por pesquisadores de diversas formações acadêmicas que dialogam com o fenômeno migratório em fronteira, o MIGRAFRON tem como proposta estratégica central gerar novas possibilidades de práticas e políticas públicas que atendam esse grupo social em espaços fronteiriços. Isso, a partir de estudos teóricos e empíricos, esses sendo desenvolvidos a partir de metodologias renovadas e adequadas a essa realidade.